Antes de iniciar uma atividade física devemos fazer uma avaliação cardiovascular que consiste em exames clínicos e complementares, para detectar possível cardiopatia, seja congênita ou adquirida. Após o médico estar seguro, emite seu laudo.
Atentar que os tipos de exercício que que poderão ser realizados são: 1. De Resistência (cardiovascular ou aeróbicos). Como exemplos temos basquete, futebol, vôlei, natação, esteira, bicicleta ergométrica, hidroginástica, dança, caminhada rápida ou corrida, trabalhos domésticos andar a pé ou de cadeira de rodas (para cadeirantes). 2. De Força como levantamento de pesos e musculação, exercícios usando o próprio peso do seu corpo. 3. De Equilíbrio que ajudam a evitar quedas, um problema comum em idosos, podendo ser no solo ou dentro da água. 4. De Flexibilidade que como modelos temos os alongamentos e Pilates: fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações.
Como Variações De Um Mesmo Tema temos: a) Exercícios Aeróbicos = é qualquer atividade física que trabalhe diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmada. Melhora o funcionamento do coração, pulmões e todo o sistema cardiovascular contribuindo para uma entrega de oxigênio mais rápida por todo o nosso corpo. Ex.: exercícios de resistência. b) Exercícios Anaeróbicos = Exercícios De Força. Já este termo é usualmente utilizado para referenciarmos os exercícios de força como levantamento de pesos, musculação etc. Ex.: exercício de força e c) Exercícios Mistos.
O Coração é constituído de músculo estriado, estes por miofibrilas (filamentos citoplasmáticos) que são compostos por proteínas chamadas de actina e miosina, que deslizam entre si, promovendo a contração e o relaxamento ou a sístole e diástole. Actina: é uma proteína que formam microfilamentos. Miosina: é um ATPase (proteína) que se movimenta ao longo da actina e em presença de ATP. Quando realizamos alguma atividade física adaptações fisiológicas que têm como objetivo básico promover a ressíntese do ATP utilizado no mecanismo da contração muscular, com o menor comprometimento possível da homeostase ou homeostasia. Toda vez que existe uma transição do repouso para o exercício, imediatamente são acelerado os mecanismos de ressíntese de ATP como o sistema ATP-CP (fosfagênico ou creatinofosfático) fonte imediata de energia; metabolismo anaeróbico (glicolítico ou lático) para necessidades energéticas intermediárias; metabolismo aeróbico (de oxidação ou de oxigênio) períodos mais longos do exercício.
Entre os benefícios que o exercício traz para o cardiopata temos: 1. Melhora a autoestima, traz o bem-estar mental, ajuda a tratar a depressão, alivia o estresse e a ansiedade, combate a insônia em grande parte devida a produção de serotonina, que é uma endorfina. 2. Melhora da capacidade cardiorrespiratória. 3. Aumento da quantidade de vasos sanguíneos nos músculos ativos (o coração é músculo). 4. Diminuição da FC e PA tanto em repouso como em exercícios de baixa intensidade. 5. Diminuição da gordura corporal total e intra-abdominal (a mais nociva para o coração). 6. Diminui LDL e aumenta HDL colesterol sanguíneo, melhora glicemia, triglicerídeos, retarda osteoporose.
Na Hipertensão Arterial Sistêmica, recomenda-se exercícios aeróbicos pelo menos três vezes por semana. Levar em consideração as medicações que usa. Já na Insuficiência Coronariana, é necessário identificar se aguda ou crônica. Se aguda há a possibilidade para tratamento intervencionista, enquanto que na crônica o tratamento é clínico-medicamentoso e a atividade física de preferência aeróbica e por três a quatro vezes por semana. Com o diagnóstico de Miocardiopatia Hipocinética Dilatada através dos exames clínico de seguimento e exames complementares podemos graduar o grau de ICC (se compensada ou não) e de acordo com a graduação, indicar a melhor opção para realizar atividade física. Nas arritmias, destacamos os portadores de Marca Passo ou CDI (cárdio desfibrilador implantado) em que a atividade física não tenha impacto com a região do peito, devido localização preferencial das baterias. É recomendado as caminhadas, corridas, hidroginástica.
Lembrar que as contraindicações absolutas à atividade física são a ICC descompensada, IAM, Angina do peito, Miocardite e Pericardite aguda, Aneurisma Aorta torácica ou Abdominal, Embolia pulmonar ou sistêmica recente, Hipertensão arterial pulmonar ou sistêmica grave, Lesões oro valvulares graves, Arritmias de difícil controle, Obstrução arterial periférica grave.