O MÉDICO E A SUPERAÇÃO DA COVID-19
Um estudo feito pelo Conselho Federal de medicina apontou que a pandemia afetou 90% dos médicos brasileiros, além da doença propriamente dita, o estresse e o pânico foram os principais fatores que contribuíram para o desgaste físico e mental dos profissionais.
Entre um respirador e outro, um leito e outro, a troca de experiências entre os colegas de profissão, em conjunto com os demais profissionais de áreas afins, fora fundamental na luta travada a cada instante para vencer o Coronavirus e salvar vidas. E quando não conseguíamos, dávamos o acalanto aos familiares pela tão grande perda.
Agora, além das informações sobre a doença, temos a vacina que nos trouxe a esperança de podermos estar reunidos novamente, convivendo entre os colegas de trabalho, amigos e com nossos familiares.
Este ano, escolhemos como tema para a Semana do Médico 2021: “O Médico e a Superação da Covid”. Nós, médicos, tivemos que conviver com um vírus, até então desconhecido no mundo inteiro, fazendo com que os profissionais mesmo exaustos, física e emocionalmente, dessem o seu melhor para garantir o bem maior que é a Vida.
A pandemia nos trouxe um ensinamento: precisamos um do outro, e a palavra humanização saiu dos livros para aplicarmos no nosso dia a dia em busca do entendimento da situação que ainda nos encontramos e, sobretudo, o cuidar com o próximo, materializado em cada paciente.
Esta pandemia nos deixará uma lição: a de que precisamos estar preparados para superarmos os desafios desconhecidos que colocam a prova não só os conhecimentos médicos e a boa aplicação da técnica, mas também de nossa humanidade. Com isso resta essencial e urgente a valorização do profissional médico e de toda a equipe de saúde, como também o fortalecimento nas pesquisas e investimento na área da saúde, para podermos prover um atendimento digno e com qualidade a toda a população brasileira, seja nos postos de saúde, UPAS e ou hospitais.
Nobres e caros colegas, superaremos a Covid-19 e continuaremos nossa missão com ética e dedicação, através de estudos, sem cessar, com aplicabilidade no atendimento supino, no qual o paciente espera quando nos procuram.
Tereza Cristina de Brito Azevedo
presidente do CRM-PA