Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:

Hospitais universitários do Pará


HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO

HUJBBO Hospital universitário João de Barros Barreto possui 46 anos de existência. No início, o HUJBB prestava serviços voltados apenas para tratamento de pacientes portadores de tuberculose. Passou por diversas transformações, quando e em 2004, além da implantação do núcleo de vigilância epidemiológica, o HUJBB foi certificado como Hospital de Ensino, respeitando o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, caracterizando-o como Hospital Universitário.

Hoje é considerado um dos principais prestadores de serviços de saúde do Estado do Pará e Região Norte, sendo Referência Nacional em AIDS e Referência Estadual em pneumologia, infectologia, endocrinologia, diabetes e atenção à saúde do idoso.

Endereço: R: Munducurus, 4487 Cep: 66073-000 – BELÉM-PA
UFPA-1 - (0xx 91) 3249 53 95
E-mail :
  asscomhujbb@ufpa.br
Home Page: http://www.ufpa.br/hujbb
Telefone:  3201-6600
Fonte: www.ufpa.br/hujbb/frame1.htm



HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO

HUJBBVinculado ao Ministério de Educação, o hospital foi fundado em 18 de Outubro de 1993. Seu nome é uma homenagem a Prof. Médica, Bettina Ferro de Souza, especialista em Clínica Médica e Cardiologia, paraense nascida em 14 de maio de 1913 na capital Belém.

Formada pela antiga Faculdade de Medicina do Pará, no ano de 1935,  Bettina Ferro de Souza exerceu o magistério superior na própria instituição, originária de sua formação desde 1950. Foi livre docência a partir de 1954, e recebeu o Título de Professora Emérita, pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da UFPA em 1984.

       De firme formação Cristã, dedicou-se ao estudo das questões da saúde pública no Estado contribuindo para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa com um forte envolvimento humanístico. Admirada por seus pares e alunado como excelente exemplo a ser seguido, deixou grande contribuição para a teoria da Propedêutica Médica, da qual lançou Obra. Foi a primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira de Cardiologia, no período 1970/1971. Faleceu aos 80 anos, no dia 16 de janeiro de 1993.
 
 Missão

"Destina-se à formação integral em nível de graduação e pós graduação de profissionais das áreas  de interesse da Saúde, através do compromisso da instituição com as necessidades da população" (1999).

Forma de Atuação

       O HUBFS, atua de forma multiprofissional nos 3.773.. m², do 1º anexo construído de sua proposta arquitetônica. Desenvolve de Assistência Médica na média e alta complexidade nas especialidades: Alergologia; Cardiologia; Cirurgia Geral; Clínica Geral; Endrocrinologia; Gastroenterologia; Ginecologia/Obstetrícia; Neurologia; Oftalmologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pediatria; Proctologia; Psiquiatria. É parceiro do Centro de Ciências Biológicas para o desenvolvimento de atividades em Genética Humana. Desenvolve ações através do Hospital Dia, Serviço de apoio Diagnóstico, Serviço Ambulatorial, Residência Médica, Projeto Caminhar, Pronto Atendimento, dentre outros. Além dos atendimentos complementares de Enfermagem, Farmácia Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

       Seu orçamento é oriundo do MEC/UFPA, além de contar com as parcerias do Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde Pública (SUS); Secretarias de Saúde do Estado e Município de Belém, e da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP).

       Vem trabalhando aspectos da Modernização da Gestão, contando com os serviços de Humanização, Ouvidoria, Comissões de ética profissionais; e comissão de controle de infecção Hospitalar.

       Atua em parceria para o desenvolvimento das Pessoas de seu quadro profissional por meio da proposta de Capacitação da UFPA, e com o Programa de Educação a Distância em Saúde, das Sespa.


Localização: Campus IV de Belém -  rua Augusto Correa nº 1, Bairro Guamá , com acesso pela Av: Perimetral, Bairro da Terra Firme
Diretor Geral: Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira / Psicólogo
Vice-Direção: Maria Irene Weyl de Albuquerque Costa / Farmacêutica
Telefones para contato: 3201.7825/3201.7656
Email: pttarso@gmail.com
Fonte: http://www.portal.ufpa.br/interna_bettina.php


← Voltar