Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:

Museu da medicina


Esta é a apresentação de uma das grandes conquistas da categoria médica da Amazônia: a criação do Museu da Medicina do Pará. Um museu que materializa todo um trabalho de equipe, desde os pioneiros que nos antecederam até os colegas que dividem conosco a satisfação da realização.

  Foi criado com a intenção de reunir e dar a conhecer, retratar e eternizar uma história de vida que muito nos honra, através de obras, objetos de trabalho, lazer, de uso diário e pessoal de nossos antecessores.
Podemos dizer que é um museu vivo, interativo, onde cada peça nos leva ao passado e nos guia ao futuro. Aqui o passado será sempre um presente vivente.

  Com a surpreendente numerosa reunião de peças, surgiu a necessidade imediata da catalogação, que se mostra irrepreensível, procurando determinar, em cada uma, a medida de sua contribuição para nossas vidas.

  Este material estabelecerá um permanente equilíbrio entre o secular, o atual e o que está por vir. Pois, conseguimos reunir obras singulares, usadas seja na “atividade terapêutica” comprovada histórica e cientificamente, mas também no cotidiano do ser médico, do médico pai, cidadão, de tradição popular, assim como também peças contemporâneas, dentro do ineditismo que vivenciamos.

  Ao circular neste espaço temos a oportunidade de lidar com o imaginário médico do passado. Nos trás o pensamento da responsabilidade com o ser e o exercer medicina, faz surgir um princípio comum que nos une e que se reflete de uma forma surpreendentemente atual.

    Ao construir este museu, a idéia não foi somente de guardar a história, mas também de amenizar a saudade e as lacunas do tempo. Por isso, registramos nossos agradecimentos aos "garimpeiros" destas relíquias, em especial aos familiares, que resgataram e doaram objetos guardados com desvelo em hospitais, nas gavetas ou em baús particulares. E com estes temos o compromisso de manter e eternizar estas relíquias.

  É inegável que trata-se de um lugar constituído para dar suporte fundamental para a história da Medicina da Amazônia. É um lugar de todos.


Carlos David Araújo Bichara
Presidente da SMCP


 Voltar